Nós, da Ordem dos Franciscanos Conventuais, valorizamos sua privacidade e estamos comprometidos em proteger seus dados pessoais. As informações fornecidas serão usadas apenas para fins internos, como comunicação sobre atividades, eventos e serviços da instituição.
Ao clicar em aceitar e fechar, você concorda em nos fornecer suas informações pessoais. Esses dados serão mantidos em sigilo e não serão compartilhados com terceiros sem o seu consentimento, dúvidas pode acompanhar a nossa Política de Privacidade.
1Por amor de Sião não me calarei, por amor de Jerusalém não descansarei, enquanto não surgir nela, como um luzeiro, a justiça e não se acender nela, como uma tocha, a salvação. 2As nações verão a tua justiça, todos os reis verão a tua glória; serás chamada com um nome novo, que a boca do Senhor há de designar. 3E serás uma coroa de glória na mão do Senhor, um diadema real nas mãos de teu Deus. 4Não mais te chamarão Abandonada, e tua terra não mais será chamada Deserta; teu nome será Minha Predileta e tua terra será a Bem-Casada, pois o Senhor agradou-se de ti e tua terra será desposada. 5Assim como o jovem desposa a donzela, assim teus filhos te desposam; e como a noiva é a alegria do noivo, assim também tu és a alegria de teu Deus. Palavra do Senhor.
2ª Leitura - At 13,16-17.22-25
Testemunho de Paulo sobre Cristo, filho de Davi.
Leitura dos Atos dos Apóstolos 13,16-17.22-25
Tendo chegado a Antioquia da Pisídia, 16Paulo levantou-se, na sinagoga fez um sinal com a mão e disse: 'Israelitas e vós que temeis a Deus, escutai!' 17O Deus deste povo de Israel escolheu os nossos antepassados e fez deles um grande povo quando moravam como estrangeiros no Egito; e de lá os tirou com braço poderoso. 22Em seguida, Deus fez surgir Davi como rei e assim testemunhou a seu respeito: 'Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que vai fazer em tudo a minha vontade.' 23Conforme prometera, da descendência de Davi Deus fez surgir para Israel um Salvador, que é Jesus. 24Antes que ele chegasse, João pregou um batismo de conversão para todo o povo de Israel. 25Estando para terminar sua missão, João declarou: 'Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede: depois de mim vem aquele, do qual nem mereço desamarrar as sandálias''. Palavra do Senhor.
Salmo - Sl 88,4-5.16-17.27.29 (R. 2a)
R. Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!
4'Eu firmei uma Aliança com meu servo, meu eleito,* e eu fiz um juramento a Davi, meu servidor: 5Para sempre, no teu trono, firmarei tua linhagem,* de geração em geração garantirei o teu reinado!' R.
16Quão feliz é aquele povo que conhece a alegria:* seguirá pelo caminho, sempre à luz de vossa face! 17Exultará de alegria em vosso nome dia a dia,* e com grande entusiasmo exaltará vossa justiça. R.
27Ele, então me invocará: Ó Senhor, vós sois meu Pai,+ sois meu Deus, sois meu Rochedo * onde encontro a salvação! 29Guardarei eternamente para ele a minha graça* e com ele firmarei minha Aliança indissolúvel. R.
Evangelho - Mt 1,18-25
Maria dará à luz um filho e tu lhe darás o nome de Jesus.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 1,18-25
18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: 'José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados. 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23'Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco.' 24Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado, e aceitou sua esposa. 25E não teve relações com ela, até ao dia em que deu à luz um filho. E José deu ao menino o nome de Jesus. Palavra da Salvação.