Missão: Tempo de fazer misericórdia e fraternidade!

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, árvore, atividades ao ar livre e natureza
Bem sabemos que a Fraternidade e a Minoridade dizem a essência do que é ser franciscano. Queremos ser irmãos e servos de toda a criação, eis a nossa meta.

Tal ideal nasce do modo como nosso Seráfico pai São Francisco de Assis compreendeu a Revelação Divina: O Cristo é Deus que se fez um de nós, se fez irmão!

A partir dessa realidade, e ainda mais motivados com as palavras e gestos do Papa Francisco que nos pede cheio de entusiasmo e coragem que sejamos uma igreja jovem e em saída, queremos, com a mesma coragem e entusiasmo dizer sim a convocação que vem do próprio Espírito Santo!

Pois bem! Dizemos sim e abraçamos com a força que temos a Missão! E Missão é sair de si, é partir, mais do que atravessar vastos territórios, é atravessar os limites do próprio coração, ousar fazer violência a si próprio destruindo todo resquício de autorreferencialidade que há em nós.

Deste modo, nós jovens e franciscanos nos despojamos das seguranças e confortos dos nossos lares para nos dispor a procurar Deus nos rostos desconhecidos de nossos irmãos e irmãs que estão “pelo mundo”. Não pretendemos “levar Deus” a ninguém, já aprendemos que Deus não cabe em nossos discursos ou teorias. Deus é misericórdia! E assim como Francisco de Assis encontrou Deus no leproso “fazendo misericórdia com ele”, procuramos nós fazer o mesmo aqui e agora.

Em janeiro de 2017, fizemos misericórdia na cidade do grande ABC paulista: Rio Grande da Serra na Paróquia diocesana São Sebastião. A experiência de fraternidade foi incrível!  E agora nos preparamos para a Missão em Ubatuba, a ser realizada entre 13 e 21 de janeiro de 2018 na Paróquia Imaculada Conceição.

Cientes dos dramas, trevas, perigos e decadências do nosso tempo, não tememos. Encontramos no Cristo a força e a sabedoria necessária para caminhar e enfrentar os desafios que se levantam. Há também esperança, virtude e luz! Na fraternidade iniciada por Francisco nós vimos essa luz e por isso damos testemunho dela no mundo!

Deus nos abençoe nessa nova jornada e que o Espírito Santo continue a nos inflamar com a mesma ousadia e  amor que tomaram Francisco e Clara.

Que Clara e Francisco de Assis nos orientem na perfeição do Seguimento a Jesus Cristo, Deus que q se fez pobre e crucificado!

Paz e Bem e Tamo Junto !

Frei Thiago Natulini OFM.CONV

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.