Irmãs Clarissas

O Mosteiro

O Mosteiro Mãe da Providência é o primeiro da ordem das Irmãs Clarissas no Paraná. Resulta do sonho e aspiração da Comunidade de Cascavel, Paraná, em ter presente em seu seio a Vida Contemplativa. Contatos iniciais já haviam sido estabelecidos pelos Arcebispos Eméritos Dom Armando Círio, OSJ e por Dom Lúcio Baumgartner junto algumas comunidades contemplativas, sem resultados concretos.
A fundação de um mosteiro pode ser viabilizada quando existe a aceitação ou pedido do Bispo local, esperança de novas vocações e garantia de assistência espiritual, sobretudo dos franciscanos.

Ao tomar posse como Arcebispo de Cascavel, Dom Mauro Aparecido dos Santos, com a aprovação do Conselho de Presbíteros ocorrida em 14 de novembro de 2008, acolheu e fez seu o desejo apresentado por Frei Gilson Miguel Nunes, representando numerosos leigos e religiosos, de que finalmente se instalasse na Arquidiocese uma comunidade religiosa contemplativa.

O pedido foi endereçado à Federação Sagrada Família das Irmãs Clarissas do Brasil, que respondeu afirmativamente. A solicitação foi acolhida pelo Mosteiro Nossa Senhora de Guadalupe, “Mãe das Américas” da Cidade de Caicó/RN, na pessoa de sua Abadessa naquela ocasião, a Madre Luzinete Ana e das Irmãs do Capítulo Conventual.

Na época, o Mosteiro celebrava seu Jubileu de Prata de Fundação, e contava com 32 irmãs, sendo 16 Professas Solenes, 9 Professas Temporárias, 4 Noviças, 3 Postulantes e ainda 4 jovens que ingressariam brevemente. Elas aceitaram a responsabilidade pela nova Fundação, preparando as Irmãs e dando os andamentos necessários para tal empreendimento.

[ultimate_spacer height=”30″]

Fundação

O Mosteiro Mãe da Providência foi, então, fundado aos 25 de março de 2009 por sete irmãs (5 Professas Solenes, 1 Professa Temporária e 1 Noviça) vindas do Mosteiro Nossa Senhora de Guadalupe (Caicó, Rio Grande do Norte), que se encontram em uma casa provisória na cidade de Cascavel. Atualmente, a Comunidade se encontra com 9 membros: 8 Professas Solenes e 1 Noviça. A sede própria encontra-se em fase de construção.

Ao mesmo tempo, o Arcebispo Dom Mauro Aparecido dos Santos constituiu uma Comissão Pró-Mosteiro composta por diversos cristãos leigos membros de organismos, pastorais e movimentos da Arquidiocese para fomentar e promover em todos os âmbitos da Igreja e da sociedade a ajuda concreta para a aquisição do terreno e construção do Mosteiro.

As Irmãs Fundadoras do Mosteiro Mãe da Providência foram:

  • Irmã Maria Bernarda do Bom Pastor, osc;
  • Irmã Maria das Vitórias de Cristo Rei, osc;
  • Irmã Maria Pacífica da Santa Mãe de Deus, osc;
  • Irmã Maria Catarina do Coração Imaculado, osc;
  • Irmã Maria da Conceição Imaculada, osc;
  • Irmã Maria Coleta do Menino Jesus, osc;
  • Irmã Maria Agnes de Deus, osc.

Rezar com e pela Igreja

Um Mosteiro Clariano é formado por irmãs que vivem em clausura, na adoração constante a Jesus Sacramentado, rezando “com e pela Igreja” a Liturgia das Horas ou Ofício Divino, distribuindo todo o seu dia entre oração, trabalho e vida fraterna.

“O Mosteiro é o lugar onde Deus habita”, diz o documento sobre a vida contemplativa chamado “verbi sponsa”. De fato, um Mosteiro de Clarissas é um lugar onde Deus é Tudo.

As irmãs na contemplação de Jesus pobre, humilde e crucificado, esvaziam-se de tudo o mais, para possuírem a “Deus só” e nele encontram toda a sua plenitude. Na vida em fraternidade experimentam a alegria de serem irmãs seguindo a Jesus, espelhando-se em São Francisco e Santa Clara, seus seráficos pais. Carregando em seus corações as dores e as esperanças dos homens, ofertando tudo ao Senhor em sua oração e trabalho. Vivendo como irmãs pobres confiam-se à Providência de Deus.

MOSTEIRO MÃE DA PROVIDÊNCIA
IRMÃS CLARISSAS
Fone: (45) 3039-0025
Av. Tancredo Neves, 2208 – Alto Alegre
CEP 85.805-000 – Cascavel – PR
E-mail: mosteiromaedaprovidencia@gmail.com

www.irmasclarissasdecascavel.com.br

[ultimate_spacer height=”30″]