Destaques, Notícias, Vaticano › 22/09/2017

Eleito um Novo Governo Provincial!

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, árvore, multidão e atividades ao ar livre

 Província São Francisco de Assis do Brasil.           

Do dia 18 a 22 de setembro, foi realizada a primeira fase do 11º Capitulo Provincial, na casa de Retiros São Francisco de Assis em Campo Largo- PR. Este grande momento da província teve caráter eletivo, onde foi renovado o seu governo provincial.

 

PRIMEIRA SESSÃO- Abertura

O primeiro dia de capitulo foi aberto com a celebração da santa missa, presidida por Frei Gilson Miguel. Logo após, os vogais se reuniram na sala capitular para aprovação dos ofícios e programação do capitulo.

 

SEGUNDA SESSÃO- Apresentação de Relatórios

No segundo e terceiro dia foi feita a apresentação de relatórios de alguns dos cargos provinciais exercidos nos últimos quatro anos, dentre eles o do o Ministro Provincial, do Ecônomo e também do assistente geral da América Latina, Frei Carlos Trovarelli. Neste momento de apresentação, todos os freis ficam a par de todas as ações desenvolvidas pela província e tiram dúvidas, para analisar o trabalho feito no ultimo quadriênio, para isso são divididos em grupos já aprovados pelo presidente e pelos vogais na primeira sessão. E cada grupo documenta a sua avaliação.

 

TERCEIRA SESSÃO- Eleição do Ministro Provincial

Quarto dia de capitulo, os frades reuniram-se na sala capitular e por meio do voto escrito, e conferido, foi eleito o novo Ministro Provincial, Frei Aloisio Antônio de Oliveira. Logo após a eleição, todos os frades e também os postulantes que foram convidados para este momento, se dirigiram a capela, para a posse do novo Ministro Provincial. Neste momento, ajoelhado com a mão sobre o evangelho, diante do Ministro Geral, Frei Marco Tasca; Frei Aloisio fez a profissão de fé e juramento. Após este momento foi confirmado pelo Presidente do Capitulo e cumprimentado por todos presentes.

Então Frei Diogo Luís, secretário do capitulo, deu início à quarta sessão.

 

QUARTA SESSÃO – Eleição do Definitório Provincial

Na tarde do dia 21 de setembro, O ministro provincial conversou com alguns frades para compor o governo, e em sala capitular, anunciou a todos presentes os nomes proposto por ele para esta missão. Os frades votaram e aprovaram a escolha de Frei Aloisio.

Os eleitos foram: Frei Antônio Molisanni, Frei José Hugo, Frei Nestor Marin e Frei Sergio Malacarne.

Além de definidor, Frei José Hugo também foi reeleito como Ecônomo Provincial.

 

CONHEÇA O NOSSO NOVO GOVERNO PROVINCIAL:

 

Ministro Provincial- Frei Aloisio Antônio de Oliveira

 Mineiro, natural da cidade de Mantena, Frei Aloisio tem 58 anos e há 42 anos ingressou na Ordem Franciscana Conventual, no seminário Santo Antônio em Ibema-PR, e vestiu pela primeira vez o hábito de São Francisco de Assis no dia 04 de fevereiro de 1983 na  igreja São Benedito em Caçapava-SP. Professou solenemente na Ordem dos Frades Menores Conventuais no dia 14 de agosto de 1987 e foi ordenado presbítero no dia 08 de dezembro de 1990, em Guiara-PR, na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes por Dom Lucio Ignácio Baumgaetner. É Licenciado em Filosofia e Bacharel em Teologia; especialista em teologia bíblica pela Universidade Gregoriana de Roma. Nos últimos quatro anos foi mestre de noviços.

“Ser Ministro Provincial é sobretudo uma grande responsabilidade, de servir a Deus e aos irmãos, agora como coordenador da fraternidade provincial da província São Francisco de Assis, vou coordenar os trabalhos dos irmãos, encorajando-os e os ajudando no que for preciso. ” Frei Aloisio de Oliveira.

 

Vigário Provincial – Frei Antônio Molisani Telles

Natural de Santo André-SP, nasceu no dia 18 de abril de 1954. Ingressou no Seminário Maior Senhor do Bonfim, em Santo André, em 26 de fevereiro de 1966. Vestiu o hábito franciscano conventual no dia 13 de fevereiro de 1975. Fez a profissão solene no dia 29 de novembro de 1978 e foi ordenado sacerdote por Dom Claudio Hummes, no dia 19 de maio de 1984. Por duas vezes foi ministro provincial eleito em 2001 e reeleito em 2005, finalizando seu mandato em 2009. Licenciado em Filosofia e Bacharel em Teologia.

 

Secretário Provincial- Frei José Hugo da Silva Santos

Nascido em São Paulo, Frei José Hugo tem 36 anos e há 18 anos ingressou na Ordem Franciscana Conventual, na casa São Francisco, Curitiba-PR, e vestiu pela primeira vez o hábito de São Francisco de Assis no dia 31 de janeiro de 2003 na  igreja São Benedito em Caçapava-SP. Professou solenemente na Ordem dos Frades Menores Conventuais no dia 17 de fevereiro de 2007 e foi ordenado presbítero no dia 29 de março de 2008, em Santo André-SP, na Igreja Senhor do Bonfim, por Dom Angélico Sândalo Bernadino. É graduado em Filosofia e Bacharel em Teologia e Administração de empresas. Durante os últimos quatro anos foi Reitor do seminário Maior Senhor do Bonfim em Santo André-SP, e foi reeleito Ecônomo Provincial por mais 4 anos.

 

Definidor – Frei Nestor Marin

 Natural de Nova Pádua-RS, Frei Nestor  tem 55 anos e há 35 anos ingressou na Ordem Franciscana Conventual,  vestiu pela primeira vez o hábito de São Francisco de Assis no dia 31 de janeiro de 1986 na  igreja São Benedito em Caçapava-SP. Professou solenemente na Ordem dos Frades Menores Conventuais no dia 04 de outubro de 1991 e foi ordenado presbítero no dia 23 de abril de 1994, em Nova Pádua-RS, na Igreja Santo Antonio, por Dom Nery Paulo. É licenciado em Filosofia e Bacharel em Teologia. Durante os últimos quatro anos foi vigário provincial, e novamente compõe o governo como definidor, além disso é Pároco do Santuário Senhor do Bonfim em Santo André-SP.

 

 

 

Definidor- Sergio Malacarne

Natural de Erechim -RS, nasceu no dia 20 de agosto de 1966. Ingressou no Seminário, Santo Antônio em Cascavél-PR, aos 28 de fevereiro de 1979. Vestiu o hábito franciscano conventual no dia 10 de fevereiro de 1987. Fez a profissão solene no dia 13 de junho de 1981 e foi ordenado sacerdote por Dom Armando Cirio, no dia 19 de novembro de 1994 na igreja Nossa Senhora de Fátima, Guaraniaçu- PR. . Licenciado em Filosofia e Bacharel em Teologia. Pároco na Paróquia São Joaão Batista em São Bernardo do Campo.

 

 

 

 

 

Daniel Bandeira- Assessoria de comunicação e imprensa

Província São Francisco de Assis, OFMConv.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.