CAPÍTULO PROVINCIAL ORDINÁRIO 2017

A imagem pode conter: 2 pessoas, texto

 

 

CAPÍTULO PROVINCIAL 2017
Os Frades Menores Conventuais da Província São Francisco de Assis reúnem-se no 11º Capítulo Provincial, de 18 a 22 de setembro. 
Nesta segunda-feira (18/9), às 18 horas, os frades professos solenes da Província São Francisco de Assis da Ordem dos Frades Menores Conventuais irão se reunir em Campo Largo-PR, na casa de Retiros São Francisco de Assis, para o 11º Capítulo Provincial Eletivo.
O Capítulo Provincial é o momento em que toda Província para e analisa o que foi feito nos últimos quatro anos e traça metas e objetivos para o futuro. É divido em duas fases: na primeira fase, de 18 a 22 de setembro, é eleito o novo governo; na segunda fase, de 8 a 12 de janeiro de 2018, o Congresso Capitular define uma nova organização nas fraternidades. Os principais pontos do Capítulo são:
A Confraternização dos irmãos:  São Francisco tinha um carinho enorme por essas ocasiões porque era quando conseguia rever todos os frades; não era fácil a reunião de todos, já que eram enviados em missão por todo o mundo. Hoje, também, os irmãos têm a oportunidade de se reunirem e celebrarem este momento.
A Eleição do governo:  em sua primeira fase é escolhido o novo Ministro Provincial, o Vigário Provincial, o Secretário Provincial e dois Definidores que compõem o governo, além do Ecônomo provincial, que não faz parte do governo, porém é eleito já na primeira fase.
Para este Capítulo foi escolhido o tema “ …Corriam juntos!” (Jo 20,4). Frei Gilson Miguel, Ministro Provincial explica o tema: “O evangelho do domingo de Páscoa do Ano Litúrgico A nos remete justamente ao encontro do Senhor ressuscitado. O discípulo Pedro e outro discípulo corriam juntos, porém o mais jovem passa à frente e  Pedro vai no seu encalço. Significa que nossa Província quer se reencontrar na riqueza e na diversidade com o Senhor ressuscitado. Respeitadas todas as legítimas diferenças, queremos crescer na comunhão e na unidade, queremos correr juntos ao encontro do Senhor, queremos fazer a experiência de, novamente, reconhecê-lo nos sinas  de ressurreição, de esperança que permeiam nossa vida, queremos retomar nosso caminho como irmãos menores, queremos correr pelas estradas do mundo como irmão menores que portam a esperança do Senhor que está no meio de nós”, deseja Frei Gilson.
Este Capítulo é especial, pois conta com a presença do Ministro Geral, Frei Marco Tasca, que será o presidente deste Capitulo e com Frei Carlos Trovarelli, OFMConv (Assistente geral FALC), o Definidor Geral. Como convidados estarão presentes Frei Aldo Cuccaro, Ministro Provincial da Província Rioplatense Santo Antônio de Pádua do Uruguai; Frei Marcelo Veronez, Ministro Provincial da Província São Maximiliano Kolbe de Brasília; e Frei Roberto Brandinelli, Vigário Provincial da Província Italiana de Santo Antônio de Pádua.
A cobertura completa do nosso Capitulo Provincial Ordinário será feita através do nosso site: http://franciscanosconventuais.org.br/​. Em nossa página do Facebook será divulgado um boletim diário a partir das 21 horas.
Veículos de imprensa e comunicação interessados em divulgar as informações devem entrar em contato através de nossa fanpage no Facebook, via chamadas ou mensagens what’sapp: (11) 9.5775-1973; ou por e-mail: daniel.somiframeco@uol.com.br

 

 

 

Por Daniel Bandeira

Assessoria de Comunicação e Imprensa.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.