Destaques, Notícias, Província › 19/07/2017

AOS 80 ANOS MORRE FREI ANGÉLICO MANENTI, OFMConv.

Nosso confrade Frei Angélico Manenti, faleceu às 22h25 de ontem (18/07), no Hospital Assunção em São Bernardo do Campo.A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo

Frei Angélico, tinha um problema grave no coração e necessitava de um cateterismo, porém o quadro físico frágil e de infecções não permitia que o mesmo fosse submetido ao procedimento cirúrgico, após um mês na UTI, a Irmã Morte o levou para junto do Pai, onde terá o descaso eterno.

Natural de Coniolo – Itália, nasceu no dia 01 de junho de 1938 (79 anos). Seu nome de batismo era Francisco, mas no seu tempo os freis no dia da profissão religiosa trocavam de nome, significando nome novo, vida nova. Escolheu o nome de Angélico, nome este repleto de ternura.

Foi aos 11 anos de idade que nasceu a sua vocação, quando recebeu de Frei Braz Masiero, OFMConv., que passava por sua cidade pedido ajuda aos seminaristas, o convite: “Francisco, você não quer também entrar no seminário?”. A resposta foi pronta e generosa: “Quero”.

No dia 06 de agosto de 1949, o pequeno Francisco se despediu dos pais e seguiu para o Seminário Menor de Camposampiero – Padova, longe de sua terra natal.

Depois de um período de estudos e um ano de noviciado Frei Angélico professou seus votos simples no dia 31 de agosto de 1956 na Basílica de Santo Antônio de Pádua, e sua profissão solene aconteceu no dia 29 de setembro de 1960 na mesma basílica.

Em 1963 foi ordenado diácono e no dia 14 de março de 1964 sacerdote pelas mãos do bispo de Pádua daquele tempo, Dom Girolamo Bordignon na Basílica de Santo Antônio de Pádua.

Chegou ao Brasil em 15 de novembro de 1964, pouco depois de ser ordenado sacerdote, em missão na Província São Francisco de Assis, onde doou-se até o fim.

Aqui trabalhou em diversas paróquias, em Santo André – SP, Guairá – PR, Ubatuba – SP, Caxias do Sul – RS e Riacho Grande – SP.

Sempre foi um pároco muito animado, dinâmico, generoso, alegre e bem quisto por onde passava.

Após quase 61 anos de vida religiosa e pouco mais de 53 anos de sacerdócio, dedicados a seguir a Jesus Cristo a exemplo do nosso Pai Seráfico Francisco, ajudando na construção do Reino, Frei Angélico Manenti, partiu para a casa do pai.

Hoje (19), às 08h foi dado inicio ao velório na Paróquia São João Batista, Riacho Grande- São Bernardo- SP.

Ás 14 horas, foi encerrado o velório com a Santa Missa de corpo presente, celebrada pelo Frei Gilson Miguel Nunes OFMConv, Ministro Provincial. Estavam presentes os Confrades, amigos de comunidade paroquial e parentes do Frei Angélico.

O corpo será sepultado no cemitério Camilópolis em Santo André- SP, às 16H30.

 

Louvado sejas ó Senhor por nossa Irmã Morte!

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.