Artigos, Destaques, Província › 23/06/2017

24 de Junho: Dia de São João

Resultado de imagem para sao joao

Conforme prometera, da descendência de Davi Deus fez surgir para Israel um Salvador, que é Jesus. Antes que ele chegasse, João pregou um batismo de conversão para todo o povo de Israel. Estando para terminar sua missão, João declarou: Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede: depois de mim vem aquele, do qual eu nem mereço desamarrar as sandálias. (At 13,22-25)

No dia 24 de junho a Igreja celebra a solenidade do nascimento São João Batista. Personagem de imenso destaque. Saudou a Jesus que se formava no ventre da jovem Maria enquanto ele mesmo ainda se encontrava no seio de sua idosa mãe Isabel. Anos mais tarde se fez “um caniço que se agita no deserto”, pregando com coragem a conversão através do arrependimento para a remissão dos pecados, através do batismo, pois o Reino de Deus estava próximo. Batizou o próprio Cristo nas águas do rio Jordão e, por fim, foi martirizado por conta do seu profundo comprometimento com a verdade na construção do Reino que ele também esperava. Jesus, ao se referir a João, diz: “Pois vos digo, entre os nascidos de mulher,não há maior que João” (Lc 7,28). Foi o último profeta a anunciar a vinda do Salvador, por isso, sendo aquele que preparou o caminho do Senhor, é hoje conhecido por precursor do Messias.

Hoje tal solenidade se tornou, também, uma importante e grandiosa festa junina no Brasil. Em tantas partes do país, de modo especial nas regiões norte e nordeste, se comemora o nascimento deste gigante santo com festas de igual proporção. Há um clima todo próprio e bem peculiar que faz parte da cultura e da identidade do nosso povo.

Que o coração de cada fiel seja incendiado pela paixão que moveu João Batista e assim, sejamos nós também anunciadores da esperança que transforma a realidade num reino de justiça e fraternidade.

Por: Frei Thiago Natulini

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.